O Instituto José Zanine Caldas é uma iniciativa da união de três filhos do arquiteto e designer: José Zanine Caldas Filho, Déa Dórea Zanine Caldas e Zanini de Zanine Caldas. Tem como finalidade principal proteger a obra do artista e disponibilizar oficialmente o acervo com informações, documentos e imagens para estudantes e pesquisadores do mundo todo, contribuindo para as pesquisas nas áreas de arquitetura, design, sustentabilidade e da construção material brasileira, mantendo o conhecimento projetual de Zanine vivo.
Entre outros objetivos estão a construção e preservação da memória artística de uma época que reflete e influencia a comunidade de diversas maneiras até hoje.
Reunir, catalogar e preservar todo o acervo: maquetes, plantas, slides, fotografias, móveis, negativos, correspondências e clipping.
Certificar peças produzidas por Zanine no decorrer de sua vida, que lhe são submetidas por particulares que desejem garantir a origem de tais peças. Esse “olhar” se deve ao fato de do recente surgimento no mercado de peças atribuídas ao autor, mas que são falsas.
Auxiliar o mercado de artes mundial certificando a autenticidade dos móveis de sua autoria.
A certificação de objetos e obras vinculadas ao artista é feita através de uma análise in loco e transmitida a uma comissão técnica formada por especialistas vinculados ao Instituto.